5

A critica: fanatismo por futebol

   Sim, é isso mesmo que você está lendo. A crítica de hoje é MUITO polêmica. E não é polêmica só no Brasil, como muita gente pensa. É polêmica em boa parte do mundo. Eu juro que não me importo muito com o fato de você gostar de futebol e odiar esse post, acontece né.
 

 Vou começar com o fato de que o pessoal deixa de decidir coisas importantes pra ficar discutindo futebol. Sim... As pessoas DISCUTEM futebol. Você, que está lendo isso agora e me achando um completo idiota, já parou pra pensar o quão sem sentido isso é? Tipo, quando você discute religião, que são fatos ou não-fatos que quase sempre estão além da nossa percepção, quando discute arte, que é uma questão de opinião, quando discute política, que faz parte de todo um processo de conscientizar as pessoas do que fulano fez, não fez, etc., até aí tudo bem. Mas gente, pensa só aqui com o tio Luã... CARA, O SEU TIME NÃO É O MELHOR DO MUNDO SÓ PORQUE VOCÊ GOSTA DELE! Sabe, seria tão simples se simplesmente comparassem a droga dos títulos, e quem tivesse mais, era o melhor, e quem ta indo melhor agora, é o melhor no momento! Mas sabemos que não é assim que funciona, né? A indústria do futebol não pode parar por causa disso. E é por essa razão que existem muuitos campeonatos diferentes, daí fica a dúvida. Se meu time tem um brasileiro e cinco estaduais e o seu tem dois brasileiros e três estaduais, por exemplo, quem é melhor? Cada lado vai dar uma explicação, e isso não terá fim!
 

   A questão não é torcer pelo seu time, e tal, e sim tentar convencer o mundo de que ele é o melhor sem argumentos. E tudo isso que eu disse até aqui é só um ponto do problema.
 

   Eu simplesmente acho a coisa mais boçal, animalesca, as pessoas que levam pro pessoal, julgam a índole alheia por causa de time. Não estou falando de piadas, até porque sou bem liberal quando o assunto é piada, digo em questão de conceitos sobre as pessoas mesmo.
 


  Outra coisa, que meio que faz parte desse último e é um ponto à parte também, são as torcidas (des)organizadas em geral. Gente, alguém realmente paga e se junta a outros pra sair na porrada com gente que nem conhece porque "é de outro time"? Oi? Cadê a porra da razão nisso? Se pra você isso faz sentido, me explique por favor. Deve haver alguma teoria sociológica sobre.
 


  Antes que algum estraga-prazeres venha falar: "Ué Luã, se futebol é só um monte de mané correndo atrás de uma bola, e outros milhões de manés dando dinheiro aos primeiros não tão manés assim pra fazerem isso de novo, o que você me diz de ser fã de bandas, por exemplo?"
 

   Bem, eu responderia que, em primeiro lugar, mesmo em relação a bandas, grupos, ou o que seja, fanatismo é estupidez. Amor a música em primeiro lugar, né. Em segundo lugar que eu posso ser fã de dez, vinte, ou até mil bandas, ou de umas músicas de uma bandas, odiar determinada banda e gostar de duas músicas, odiar uma banda, não gostar de nenhuma música mas ouvir escondido de madrugada, sei la. No futebol não. Conheço gente que torce por um time em cada estado, e gente que critica isso. Fora que eu acho que o Nenhum de Nós e o Biquini Cavadão não se enfrentam todo ano por aí, então eu não tenho que ficar dividido de vez em quando. Além, é claro de haver o fato de que as bandas não mudam (ou não deveriam) mudar seu line-up inteiro todo ano, e partes durante o ano. Imagine só: "Cara, viu só o Humberto Gessinger ta mandando muito na Legião Urbana, mas parece que o diretor do Paralamas ta negociando ele pra próxima temporada".
 

   Enfim, gente, era só isso... Quem concordar, é bem-vindo pra comentar, quem discordar é mais bem-vindo ainda, vou ter o prazer de argumentar, desde que seja com bom-senso e educação, claro!


Obs.: Esse post não tem a intenção de ofender o esporte como um todo, e sim o fanatismo irracional em torno dele. Se você é apreciador do "futebol-arte" e não veste a carapuça apresentada acima, parabéns! Agora some daqui e pare de dar chilique. 

5 Responses so far.

  1. olá... sabe aquela bolsa da OASÀP que vistes no tititi da dri, pois bem pede p ela mandar e-mail + link do blog para laraa50@yahoo.com.br, que eu envio convite p OASÀP para firmar parceria....quem sabe dá certo???
    bjs
    tititi da dri

  2. Na realidade aqui no RJ eu tenho medo de ir a Estádios pois sempre tem confusão de marginais vestidos de "torcedores"

  3. Como disseste, e bem, esse fenómeno é sentido um pouco por todo mundo e países de primeiríssimo mundo.

    Aqui em Portugal existem igualmente fanáticos e claques (torcidas como vc dizem) que são temidas em todo o lado. Sempre que certas equipas (times) jogam, já se sabe que vai haver desacatos, carros apedrejados, etc, etc, apesar do reforço policial.

    Acho triste, porque o futebol, como tantos outros desportos tem um potencial de união muito forte.
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

  4. Esse tema de futebol, é bem polêmico mesmo!
    Acredita que eu nunca fui em um estádio de futebol ver meu time (Atlético Mineiro) jogar?! Tudo por causa da violência, e quando é jogo do Clássico?! só Jesus.
    Em alguns momentos é engraçado na escola, minhas amigas atleticanas discutindo com as amigas cruzeirences e blá blá blá, futebol, tem um lado bom e o outro extremamente ruim. :(
    Obrigada pelo carinho em meu blog, e ainda bem que vc estava com sono. kkk
    Mil Beijinhos. ♥

  5. Olá....

    Primeiro, respondendo ao seu gentil comentário em meu blog sobre jazz.... sim, eu curto muito jazz e gosto de Coltrane sim....

    Agora sobre futebol e sobre qquer outro tipo de fanatismo, vc está certo. Tudo que é demasiado é ridículo, mas cada um é cada um.
    Eu gosto de futebol, torço, mas só no momento do jogo. Acabou o jogo, acabou! Ficar sofrendo por conta disso, jamais! É só uma diversão mesmo e um modo de extravasar o peso da vida, onde eu posso gritar, xingar, reclamar etc....
    Ah.... sou Corinthiana, tá?

    Um ótimo fim de semana pra vc!
    Beijos

Deixe seu Comentario

Opine, critique, elogie! Qualquer ideia é bem-vinda!